Você já ouviu falar no Filtro de Sonhos, apanhador de sonho ou Dream catchers? sabe o que ele significa? O filtro de sonhos hoje é um objeto muito lembrado em filmes, e muitas pessoas mesmo sem conhecer sua história, têm um em casa como enfeite. Os dream catchers, em inglês, vieram dos EUA e, por lá, quase todas as tribos de índios já incorporam este objeto às suas tradições. Embora o filtro de sonhos esteja presente em todas as tradições indígenas, ele surgiu com os índios Ojibwe (ou Chippewa).
Para o povo Ojibwe,decifrar os sonhos era uma parte fundamental em sua vida, e também, decifrar as mensagens reveladas nos sonhos, este povo acreditava que quando vem a noite, o ar se enche de sonhos bons e ruins,  pesadelos ou energias ruins que flutuam à nossa volta e que não são nossos. O filtro, que na verdade é uma grande teia, tem a função de separar os sonhos bons e importantes das energias ruins, que podem nos fazer mal.

De acordo com a tradição, o filtro de sonhos deve ser pendurado sobre o berço dos bebês e sobre as camas, desta forma os sonhos bons sabem exatamente por onde devem ir, passando pelo buraco central da teia, ao contrário dos sonhos e energias ruins que acabam se perdendo e ficando presos nos fios, quando surgem os primeiros raios de sol os sonhos ruins desaparecem. Para a tattoo de apanhador de sonhos, o simbolismo é parecido, mas pessoas desejam filtrar os problemas do cotidiano e até os pesadelos e manter as coisas boas dos nossos sonhos através da tatuagem.

 
 
 
 
 

Aqui tem um D.I.Y bem legal de Filtro dos sonhos.


Um Comentário